quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O cumprimento do Código de Ética Profissional do Contabilista

A Ética como Ciência, defini-se como sendo o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.

O estudo da Ética hoje se faz necessário em todos os segmentos profissionais, principalmente aos profissionais de Contabilidade, uma vez que os mesmos atuam em um campo onde se trabalha as riquezas patrimoniais de pessoas e entidades, portanto, faz-se necessário seguir-se um conjunto de Leis e Normas Jurídicas, que norteiam as demonstrações e relatórios contábeis a fim de atingir um maior nível de probidade e clareza.

Os profissionais de Contabilidade que descumprem as Leis e as Normas estabelecidas pelosPrincípios Fundamentais de Contabilidade, bem como pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, estão sujeitos a sanções e penalidades, dependendo da gravidade das infrações cometidas.

A inobservância do cumprimento eficaz dos comportamentos éticos dos profissionais deContabilidade afetará também com certeza, as atividades técnicas desenvolvidas pelos mesmos, uma vez que seus comportamentos refletem diretamente em suas ações de trabalho.

Por isso se faz necessário a cada um que faz parte dessa importante Ciência que é aContabilidade: Profissionais atuantes e principalmente aos Acadêmicos que desejam ingressar na profissão, praticar sempre as observâncias dos preceitos éticos que norteiam a mesma, afim de que a Ela (Contabilidade), seja vista pela sociedade, cada vez mais como uma Ciência séria e imprescindível à Administração das empresas, entidades e por que não dizer do Brasil.

Bem sabemos que nosso país está repleto de corrupção e injustiças sociais, justamente pelafalta de Ética, Caráter e Moral por parte daqueles que detém o poder.

Nós, em quanto Categoria Contábil, também temos o nosso poder de atuação dentro dessa sociedade. Então, vamos fazer nossa parte?

Geneflides Torres Coelho

Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis - 6º semestre

Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Nenhum comentário: